"Compartilhando experiências, 

incentivando novas práticas."

A ideia de criar um momento de compartilhamento de experiências no uso das metodologia ativas e tecnologias digitais no âmbito da prática docente na UFAL surgiu durante o andamento do curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas, promovido pelo PROFORD/PROGRAD UFAL e ministrado pela professora Dênia Falcão de Bittencourt e pelo professor José Manuel Moran Costa, entre julho e agosto de 2018, para um grupo de professores da UFAL. Ficou evidente que nossa prática docente precisa se adaptar a este processo acelerado de mudança de paradigmas educacionais que está sendo impulsionado pela avanço da cultura da informação digital na sociedade.

Acompanhar este ritmo não é fácil e tem se mostrado bastante desafiador para a grande maioria de nós que participamos daquele curso. Acreditamos que uma das maiores ferramentas para manter o entusiasmo na busca por esta necessária mudança seja o trabalho coletivo. Esta reunião visa proporcionar uma troca de experiências entre docentes da UFAL, fruto da aplicação prática dos conceitos e ferramentas desenvolvidas neste curso, sejam estas experiências positivas ou não, com o objetivo de proporcionar um encorajamento mútuo, atrair novos docentes e discentes para esta discussão e nos manter atualizados com as mais recentes novidades tecnológica e metodológicas da área.

O evento também abre espaço para estudantes, sejam de graduação ou pós-graduação, apresentarem resultados de pesquisas na área de metodologias ativas e tecnologias digitais como uma forma de fomentar esta discussão nas futuras gerações de professores.

Contamos com a participação de todos e todas neste movimento em favor de uma educação superior pública e de qualidade.

        

Comissão Organizadora

Galeria de Fotos

Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas

Fonte: PROFORD/UFAL